domingo, 4 de junho de 2017



“Os Nossos Avós eram Cientistas”

No dia 27 de maio deslocámo-nos mais uma vez a Castelo Branco, à Escola Superior Agrária para receber o 2º Prémio na categoria Escola, no concurso “Os Nossos Avós eram Cientistas”, promovido pelo Centro Ciência Tradição e Cultura.
Em representação  da escola foram 6 alunos e os seus encarregados de educação, com as professoras da turma A e da turma B.
O trabalho premiado “A Amassadura do Pão” foi o resultado de todo um conjunto de atividades que tanto a escola como o jardim de infância, têm desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, no âmbito das Ciências Experimentais e de forma transversal a todas as áreas curriculares.
Este projeto caraterizou-se não só pelas atividades experimentais que promoveu (Leveduras em Ação1 e Leveduras em Ação2 que foram apresentadas no Congresso Cientistas em Ação) mas também pela pesquisa de tradições antigas ligadas à amassadura do pão, ao ciclo do pão,  instrumentos e alfaias antigas e provérbios relacionados com o pão.
No palco, os alunos declamaram o poema que escreveram e ainda deixaram alguns presentes para os jurados e convidados.
No auditório, para além da apresentação dos trabalhos das outras escolas e turmas premiadas, ainda assistimos ao espetáculo de dança proporcionado pela Embaixada da Indonésia.
No final foi oferecido a todos os convidados um lanche com comida tradicional da Indonésia e de Portugal.

Sem dúvida, uma tarde muito bem passada, com muita Ciência, Tradição e Cultura.











0 comentários:

Enviar um comentário