domingo, 24 de março de 2019
Escola Ciência Viva
Foram três dias muito interessantes no CCV de Estremoz.
1º
dia:
Identificar o Sol e o planeta Terra, no sistema solar, foi das primeiras atividades no CCV.
A história “O moinho da meia porta e o casaco da cor da Lua” em sombras
chinesas, acompanhou-nos nestes três dias. A interpretação oral da história de
uma traça e de um grilo, contou com a participação de todos nós.
“Descubro os materiais” - agrupar os objetos segundo as caraterísticas de um modelo apresentado, foi uma tarefa interessante.
Até a hora do almoço no CCV, foi divertida e muito colorida …
Ver no
escuro foi um desafio interessante…
Primeiro
às escuras – foi impossível ver…;
Depois
com luz vermelha – vimos diferente…
Ver com luz branca - foi maravilhoso...
Conclusão:
Visita
ao armazém da recolha de peles de animais e observação da forma como se
conservam até irem para as fábricas para serem curtidas:
De
seguida visitámos o armazém de recolha de lã (em sacos) e os fardos de lã que
são vendidos para a China.
2º
dia:
Desenvolvimento
do tema "A Terra no sistema solar"
Trabalho
de grupo: Perante os elementos colocados nas mesas (planeta Terra e lâmpada
Sol), tentámos responder ao problema "Porque há noite e dia?"
Surgiram
as hipóteses e depois da experimentação, concluímos que a resposta se
deve ao movimento de rotação da Terra.
Estudo
dos estados do tempo. Observação de uma estação meteorológica e registo do
estado do tempo (termómetro, pluviómetro e registo da direcção do vento).
Observatório:
Identificação do Sol e dos Planetas. Caraterísticas dos Planetas. Descoberta
das órbitas realizadas pelos Planetas. Movimentos da Terra; dias e noites e
estações do ano. Fases da Lua.
Planetário:
Lua e Sol no sistema solar.
Observação
das estrelas e das constelações.
Nomes
de algumas constelações.
3º dia:
O autor da história (André Paiva), brindou-nos com a leitura de um capítulo da história “O
moinho da meia porta e o casaco da cor da Lua”…
Com
pigmentos de produtos da natureza e álcool, bem macerados, produzimos um líquido
colorido que serviu para tingir fios de lã natural.
Tinturaria:
pintámos os fios de lã fabricados a partir da lã de ovelha.
Descobrimos que os diferentes pigmentos dos diferentes produtos naturais produziram cores
diferentes.
Compreendemos que há diferentes formas de produzir “tintas” na nossa casa, usando produtos
naturais.
Identificámos o tear, o pente de tecer e os restantes instrumentos de trabalho para a
tecelagem.
Escolhemos três cores de lã, para tecer uma mantinha para a traça da nossa história.
Aprendemos a tecer no tear de madeira vertical, seguindo um padrão, uma sequência.
Tecelagem:
De forma individual, tecemos a mantinha para a traça, usando as cores na
sequência escolhida.
A avaliação
final dos alunos, sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos três dias, no
Centro Ciência Viva, foi a seguinte:
– “Oh, professora, hoje já é o último dia nesta nova escola! ...”
2º ano - Turma F
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário