quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

História Partilhada 3º ano




 _________________________________________

Após as longas, mas divertidas férias de verão, os alunos do 3º ano da turma da Estrela e do Ulisses estavam ansiosos para voltar à escola e rever todos os seus amigos.
Certo dia, a Estrela encontrou a Ana no Jardim Zoológico e, depois de contarem as novidades das férias, a Estrela perguntou à Ana:
- Os teus pais também receberam a carta da professora Andreia?
            - Sim, receberam e também sei que na lista da nossa turma está um nome estranho que nem sei pronunciar.
            - Mas tenta dizer! Agora fiquei curiosa.
            - Acho que se diz assim…


 
Escola Básica do Caldeiro - Turma C




- Ai, não consigo lembra-me do nome, é muito difícil! Disse a Ana.
- Mas nem uma sílaba consegues dizer?
- Não, eu ainda não vi a lista. Estava na casa da minha tia quando a minha mãe me telefonou. Se calhar não entendi bem.
- Que pena queria mesmo saber! Cada vez estou mais curiosa!
As duas amigas continuaram o passeio pelo Jardim Zoológico, viram muitos animais, até deram uma volta de teleférico, mas a Estrela não deixava de pensar no nome misterioso que a Ana não sabia pronunciar. Sempre a pensar numa forma de descobrir o nome misterioso.
Mesmo à saída do teleférico a Estrela disse:
            - Já sei! Amanhã vamos ter com o João e vamos ver a lista da nossa turma!
 - Certo, boa ideia! Disse a Ana!


 Escola Básica de Glória - Turma B



Enquanto viam a lista o João afirmou:

-Acho que se diz assim: Overónica Petrov.

-O nome é estranho, mas é muito engraçado, como será essa menina?
-Vamos pedir à professora Andreia informações sobre a nossa colega nova.
Quando encontraram a professora, com ela estava uma bela menina com duas tranças loiras e uns olhos verdes, que pareciam duas esmeraldas. A professora Andreia explicou-lhes que a menina tinha acabado de chegar da Rússia e que iria morar durante uns meses em Portugal, porque os seus pais vieram para cá à procura de melhores condições de vida.
A Ana e a Estrela gostaram logo da sua colega nova e ofereceram-se para a ajudar. Contudo, depararam-se com um pequeno problema…

Escola Básica de São Bento do Cortiço - Turma A



Esse pequeno problema afinal era um grande problema. A nova colega falava Russo e nem a Estrela nem a Ana sabiam falar Russo e a Overónica também não sabia falar a Língua Portuguesa.
 Pensaram…pensaram até que a Ana disse:
 - Já sei!!! Vamos pedir ajuda à mãe do Ricardo. Eu sei que ela viveu muitos anos na Rússia e pode ensinar-nos algumas palavras.
-Boa ideia, respondeu a Estrela muito entusiasmada.
E assim foi. As duas meninas foram pedir ajuda à mãe do Ricardo. Prontamente a D. Evita se disponibilizou para ajudar.
Começaram por aprender as palavras olá (privet), bom dia (dobryy den’), adeus (do svidaniya), obrigado (spasibo), escola (shkola) e amigos (druz’ya).
Assim já era fácil brincar com a Ovéronica e ensinar-lhe a Língua Portuguesa.
Fizeram-se grandes amigas. A nova colega sentiu-se muito feliz neste seu novo país.
Num lindo dia de sol, num daqueles dias em que o sol parece convidar-nos a sorrir, as meninas foram a um parque infantil, que ficava próximo da escola.
De repente…


1 comentários:

  1. A vosso história está muito gira. Estou curiosa para ver a continuação.

    ResponderEliminar